PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO

24/12/2013 12:01

O planejamento em educação pode ser visto como um meio para facilitar e viabilizar a democratização do ensino. A seguir expomos alguns conceitos relacionados ao assunto.

 

ORGANIZAÇÃO - Organização é um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. É importante destacar a diferença entre Organização e Estrutura Organizacional. A primeira é a união de pessoas, idéias, ideologias, e recursos para atingir objetivos. A segunda trata da forma como essa organização será racionalizada, seus métodos e estruturação para agir.

 

PLANEJAMENTO - O planejamento é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro, que deve ser elaborado de acordo com o contexto social da escola e os fatores externos a ela.

 

PLANEJAR - Planejar é um ato coletivo que envolve a troca de informações entre professores, direção, coordenadores, funcionários e pais. É um processo necessário no caminhar para a democratização do ensino na escola.

 

PLANEJAMENTO EDUCACIONAL - No planejamento educacional, a visão que se tem é mais ampla, pensa-se no progresso global da educação. Podemos defini-lo como um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá.  

 

PLANEJAMENTO CURRICULAR - O planejamento curricular visa, sobretudo, a ser funcional, promovendo não só a aprendizagem do conteúdo, mas também promovendo condições favoráveis a aplicação e integração desses conhecimentos.

 

PLANEJAMENTO DE ENSINO - Planejamento do ensino é o processo que envolve a atuação concreta dos educadores no cotidiano do seu trabalho pedagógico, envolvendo todas as suas ações e situações, o tempo todo, envolvendo a permanente interação entre os educadores e entre os próprios alunos.

 

PLANEJAMENTO ESCOLAR - O planejamento escolar é um processo de racionalização, organização e coordenação da atividade do professor, que articula o que acontece dentro da escola com o contexto em que ela se insere. Trata-se de um processo de reflexão crítica a respeito das ações e opções ao alcance do professor.

 

PLANEJAMENTO POLÍTICO-SOCIAL - Planejamento Político-Social tem como preocupação fundamental responder as questões "para quê", "para quem" e também com "o quê". A preocupação central é definir fins, buscar conceber visões globalizantes e de eficácia; serve para situações de crise e em que a proposta é de transformação, em médio prazo e/ou longo prazo. "Tem o plano e o programa como expressão maior"

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - No Planejamento Operacional, a preocupação é responder as perguntas "o quê", "como" e "com quê", tratando prioritariamente dos meios. Abarca cada aspecto isoladamente e enfatiza a técnica, os instrumentos, centralizando-se na eficiência e na busca da manutenção do funcionamento.

 

PLANO - O plano é um guia de orientação, onde são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Tem a função de orientar a prática partindo da exigência da própria prática, seguindo uma ordem seqüencial, progressiva.

 

PLANO ESCOLAR é onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar. É um documento mais global, pois expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente dito.

 

O plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. As unidades e subunidades (tópicos) que foram previstas em linhas gerais são agora especificadas e sistematizadas para uma situação didática real. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar em um documento escrito que servirá não só para orientar ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano. O plano de aula é a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter específico


PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - O PNE é o instrumento para guiar a educação no processo da construção do Brasil do Futuro que estamos realizando hoje. Plano Nacional de Educação é "onde se reflete toda a política educacional de um povo, inserido no contexto histórico, que é desenvolvida a longo, médio ou curto prazo

 

PLANO DE CURSO - O Plano de Curso é um instrumento de trabalho que possui o objetivo de referenciar os conteúdos, as metodologias, os procedimentos e as técnicas a serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem às unidades escolares.

 

PLANO DE ENSINO - o plano de ensino é um momento de documentação do processo educacional escolar como um todo. Plano de ensino é, pois, um documento elaborado pelo(s) docente(s), contendo a(s) sua(s) proposta(s) de trabalho, numa área e/ou disciplina específica. É um instrumento didático-pedagógico e administrativo de elaboração e uso obrigatório. Permite a divulgação dos planos de ensino de todas as disciplinas oferecidas em cada curso

 

.PROJETOS - São trabalhos a serem feitos com responsabilidade de execução, resultados esperados com quantificação de benefícios e prazos para a execução preestabelecidos, considerando o planejamento realizado, recursos humanos, financeiros, materiais, bem como as áreas envolvidas necessárias a seu desenvolvimento.

 

PROJETO PEDAGÓGICO - O projeto pedagógico tem como propósito a explicitação dos fundamentos teóricos e metodológicos, dos objetivos, do tipo de organização e das formas de implementação e de avaliação institucional. O Projeto Pedagógico é a intenção de a escola e seus profissionais realizarem um trabalho de qualidade. Ele será o resultado de reflexões e questionamentos de seus profissionais sobre o que é a escola hoje e o que poderá a vir a ser. Visa, pois, a inovar a prática pedagógica da escola e elevar a qualidade do ensino,

 

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP.

  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

     A sua elaboração precisa contemplar:

  • Missão
  • Clientela
  • Dados sobre a aprendizagem
  • Relação com as famílias
  • Recursos
  • Diretrizes pedagógicas
  • Plano de ação