Como a gordura é armazenada no corpo e como queimá-la

06/12/2016 17:01
Segundo dados do Ministério da Saúde, 51% da população brasileira com mais de 18 anos está acima do peso ideal. No entanto, ainda há muitas concepções incorretas sobre a gordura e alguns desses enganos podem atrapalhar seu esforço para perder peso.
 
Gordura corporal
A gordura corporal pode ser considerada “energia potencial”. As calorias presentes na comida que ingerimos são um combustível. Depois que as calorias entram na corrente sanguínea. Este combustível é queimado em vários processos metabólicos. Isso inclui a atividade muscular, digestão, respiração, funções cerebrais, crescimento dos cabelos etc. Resumindo, o básico para nossa sobrevivência.
Algumas vezes consumimos mais calorias do que o corpo consegue queimar. Quando isso acontece, o corpo pega essas calorias que sobraram e guarda nas células de gordura, chamadas células adiposas. Elas se expandem à medida que coletam mais combustíveis, e encolhem quando você usa um pouco dessa energia.
Quando a energia potencial é estocada dentro das células adiposas, ela não está pronta para ser usada como antes, quando circulava pela corrente sanguínea. Então passa por uma conversão química que guarda a energia de maneira mais eficiente, mais ou menos como um arquivo.zip, deixa a energia mais compacta e fácil de armazenar, mas o conteúdo em si tem o acesso dificultado. Quando chega a hora de tirar a energia dessas células, outra conversão química se inicia para deixá-la pronta para uso.
 
Como se queimada gordura
A matéria não pode simplesmente aparecer ou desaparecer, ela passa por reações químicas e muda de estado. As mitocôndrias são o centro de energia da célula. Nos músculos ou fígado, elas tiram um pouco de gordura (estocada como triglicérides) das células adiposas e a colocam num processo metabólico que a transforma em calor, dióxido de carbono, água e ATP (trifosfato de adenosina). 
Calor: A energia térmica tem uma importância crucial na manutenção da sua vida. O corpo se mantém sua temperatura em cerca de 37°C, queimando calorias. Quando estamos com frio, queimamos bem mais calorias para permanecer quente. 
ATP: nós precisamos de ATP para fazer os músculos funcionarem. Nossa principal fonte imediata de energia é produzida quando quebramos uma molécula de fosfato do ATP, o que fornece uma pequena explosão de energia nos músculos. O ATP se torna, então, ADP, e não pode ser usado novamente até que ele pegue outra molécula de fosfato. 
Dióxido de carbono: Sempre que queimamos alguma coisa, isto reage e forma dióxido de carbono. Vale para a gasolina, vale para a gordura corporal. O dióxido de carbono irá viajar pela corrente sanguínea até os pulmões, onde eles serão expelidos.
Água: Você vai urinar a água formada no processo.
 
As eternas células adiposas
Quando perdemos peso, não perdemos nenhuma célula de gordura. O corpo humano possui, em média, entre 10 bilhões e 30 bilhões de células adiposas, e elas estarão para sempre lá. Mas se você ganhar mais peso pode produzir mais células adiposas e, de novo, não podemos perdê-las. A única exceção é a lipoaspiração, que remove fisicamente as células. Então como é que se perde peso?
As células de gordura agem mais ou menos como balões. Quando você perde peso, faz encolher as células adiposas, “desinflando os balões”. Pode reduzi-las até que estejam praticamente vazias, mas elas sempre estarão lá esperando para ser reabastecidas.
A gordura adora andar com mais gordura. Como ela e os músculos são basicamente inimigos, suas células adiposas tentam causar erosão das células musculares. O pior é que, enquanto a maioria da gordura fica debaixo da sua pele, a mais perigosa se acumula ao redor dos seus órgãos internos. É por isso que a gordura abdominal é mais problemática do que nas outras áreas do corpo.
A gordura, chamada de gordura visceral, é metabolicamente ativa, e expele produtos bioquímicos que aumentam o risco de ataque cardíaco, derrame, insuficiência hepática, diabetes e pressão alta. Além disso, a gordura visceral inibe a produção de um hormônio muito importante, chamado adiponectina, que regula o metabolismo do seu corpo. Em outras palavras, quando mais gordura visceral você acumula, mais lentamente seu metabolismo irá funcionar, ou seja, mais fácil você armazenará gordura. É um ciclo difícil de quebrar.
 
Como as calorias são queimadas
Como a gordura corporal é composta basicamente por calorias estocadas, o jeito mais conhecido para perder peso é queimar mais calorias do que você está ingerindo. O exercício físico é só um pedacinho da queima de gordura.
Há três categorias de processos responsáveis pela queima metabólica. Entre 60% e 70% das calorias queimadas por dia são processadas apenas por você estar vivo. Isto não tem nada a ver com se mexer. Nada. É a chamada taxa metabólica basal. Outros 10% a 15% são queimados pelo simples ato de digerir o que você come, o chamado metabolismo digestivo. Estes dois representam entre 70% e 85%, tudo isso mal tendo que mover um dedo. Os últimos 15% a 30% vêm da atividade física, seja na forma de malhação (termogênese associada a exercícios, ou EAT) ou apenas por andar pelo seu apartamento (termogênese de atividades que não são exercício, ou NEAT).
 
Queimando as calorias
Como vemos, entre 60% e 70% a queima de calorias está ligada ao nosso metabolismo em estado de repouso. Então podemos aumentar o nosso metabolismo interno. A solução mais simples é acrescentar músculos. O tecido muscular, em repouso, queima de duas a três vezes mais calorias que o tecido adiposo. Exercícios aeróbicos são importantes para sua saúde e condicionamento físico, não se engane. Mas se sua meta é queimar gordura, concentre-se um pouco mais em musculação e em exercícios calistênicos, que usam o próprio peso do corpo como resistência. Isto provavelmente trará resultados melhores e mais rápidos. Não porque isto queime mais calorias enquanto você os pratica, mas porque isto queima mais calorias o tempo todo.
Depois disso, vamos ver a alimentação. Lembre-se, entre 10% e 15% da sua queima metabólica vem da simples digestão da comida. Se você quer aumentar isso, pode adicionar mais proteínas magras ao que você come. A digestão de proteínas queima entre duas a três vezes mais calorias do que a dos carboidratos ou da gordura. Além disso, mesmo que toda caloria consumida (seja ela tirada de proteína, carboidrato ou gordura) possa ser estocada como gordura, o corpo estoca mais prontamente a energia obtida da gordura consumida. Dito isso, uma dieta equilibrada é extremamente importante para se manter saudável, e mais uma vez: se você quer perder gordura, deve consumir menos calorias do que gasta.
Por fim, o componente dos exercícios (entre 15% e 30% do seu metabolismo). Quando você se exercita numa intensidade menor, está queimando mais calorias que são obtidas da gordura; por outro lado, em exercícios de mais intensidade, a maioria das calorias queimadas vem dos carboidratos mais prontamente disponíveis, que são os que você consumiu recentemente.
Dois terços das calorias que você queima não têm nada a ver com exercícios; mas isso só acontece se você consegue criar um déficit calórico. E você consegue isso muito mais facilmente com exercícios de alta intensidade e intercalados. Isso simplesmente queima muito mais calorias, então você tem uma perda de gordura muito maior. Mesmo que os exercícios mais lentos, tecnicamente retirem mais calorias da gordura durante o exercício, os exercícios de alta intensidade vão queimar mais calorias no total, o que resulta em mais calorias retiradas das reservas de gordura com o tempo, o que vai reduzi-las mais. Além disso, exercícios de alta intensidade tonificam mais os seus músculos. E, novamente, mais músculo resulta em um metabolismo mais ativo, e isso acaba queimando gordura mais rápido.