A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

15/12/2013 12:03

        Para um professor são exigidos requisitos profissionais como aquisição de habilidades que lhe dê condições de adquirir sua profissionalidade, composta pela profissionalização e o profissionalismo. A profissionalização relacionada às condições e trabalho e valorização do profissional e o profissionalismo relativo ao desempenho de forma competente do professor.

 

        Nos últimos anos percebemos, não apenas discursos, mas ações governamentais voltadas para dotar as escolas de condições físicas e materiais ideais para o professor e seus alunos, como também criado condições salariais mais compatível com a profissão, principalmente com a criação do piso salarial nacional profissional do professor.

          O profissionalismo, relacionado ao domínio dos assuntos pedagógicos e aos métodos empregados, leva o professor a estar permanentemente preocupado em desenvolver sua competência.

Vemos que a “personalidade” como exposto no artigo é um nível difícil de atingir: quando as condições de trabalho não são precárias, professores desvalorizados depararam com professores despreparados, sem qualidade, atuando apenas para ter uma atividade remuneratória.

          A competência está relacionada à capacidade ou na vontade do professor buscar o conhecimento e aprimorando, de forma contínua, o saber, levando-se em consideração que o aprimoramento vai sendo adquirido no exercício profissional.

        Consideramos um professor competente o que consegue estimular e despertar seus alunos para a aprendizagem de forma adequada e desenvolvendo do senso crítico do que é aprendido.

        A competência do professor estar relacionada em saber dar uma boa aula, instigando seus alunos em interessar-se pela aprendizagem, demonstrando capacidade de trabalhar em equipe, respeitando os colegas e os alunos.